quinta-feira, 4 de agosto de 2011

OS MITOS DAS DIETAS QUE A CIÊNCIA ARRASOU


por Marta F. Reis, Publicado em 17 de Abril de 2010   

1.Exercício físico: quanto mais exigente, melhor
            
Nem por isso, responderam cientistas da Universidade de McMaster, no Canadá, num artigo divulgado este Março.
Os investigadores descobriram que dez sprints de apenas um minuto numa bicicleta estacionária, três vezes por semana e com intervalos de um minuto permitem os mesmos resultados que dez horas de bicicleta num período de duas semanas.
* Além do trabalho muscular há outros fatores que pesam na saúde. Para se obterem ganhos em saúde é necessário incentivar o incremento da atividade física.

2.O chocolate fica trancado na gaveta

Um estudo alemão publicado no “European Heart Journal” seguiu 19.457 adultos durante um período de dez anos e concluiu que os que comiam mais chocolate, numa média de 7,5 gramas por dia, tinham 39% menos risco de acidente cardiovascular. Um quadrado de chocolate faz a diferença, garantem.
* Uma alimentação rica em flavonóides, como os que existem nos frutos vermelhos e também no chocolate, protege de inflamações causadas pelas substâncias que oxidam as células (os radicais livres) e causam doenças como o cancer.

3.Diários? São só para estados de alma
Até pode ser verdade, mas em 2008 investigadores do Kaiser Permanente’s Center for Health Research, nos EUA, descobriram que manter um diário das refeições enquanto se faz dieta garante o dobro dos resultados. “Anotar encoraja as pessoas a consumir menos calorias”, apontou Jack Hollis, autor do estudo no “American Journal of Preventive Medicine.” É como uma ida diária ao confessionário. Ajuda a reflectir sobre a culpa.
* A percepção dos erros alimentares cometidos é mais efectiva, pelo que ajuda no controlo alimentar necessário para a perda de peso.

4.Frituras e outras gorduras só (nem) aos fins-de-semana
 
Esta é tão inédita, que os especialistas pedem cuidado na hora de a pôr em prática. Uma experiência com ratinhos publicada no “Journal of Obesity” concluiu que comer só cereais e pôr de lado a gordura na primeira refeição do dia faz com o corpo fique formatado para queimar só hidratos de carbono. Outro estudo de 2008 da Universidade do Luisiana revelou que comer dois ovos no café da manha aumentava a perda de peso em 65%.
* O café da manhã é a refeição mais importante do dia. Por isso, é preciso ter cuidado com os excessos. E também com estes estudos – e não esquecer o exercício físico e a alimentação saudável.

5.E o álcool é para esquecer?
Mais uma descoberta improvável no reino da nutrição. Um estudo publicado em Março por investigadores de Boston acompanhou 19 220 mulheres durante treze anos concluiu que as que bebem entre 15 e 30 gramas de álcool por dia (duas cervejas) têm 30% menos risco de se tornar obesas.
* É importante referir que é essa quantidade que poderá ter esse efeito, e não quantidades superiores. O álcool também fornece energia e por isso poderá induzir, quando em excesso, o aumento de peso, além de outros efeitos neurológicos e prejudiciais.

6.Tô nem aí pra esse bolo de chocolate na minha frente
O poder da mente numa dieta também deve ser tido em conta. Um estudo da universidade de Utrecht concluiu que a tentação reforça o autocontrole. Já cientistas da Universidade de Indiana perceberam que quanto mais complexa uma pessoa considerar a dieta, mais provável é que desista.
* Ter força de vontade, a forma como se toma a decisão e aceita a dieta é de extrema importância para a que haja sucesso. Um indivíduo desmotivado e sem interesse na alimentação que ingere nunca conseguirá levar a cabo a dieta até ao fim.

7.Depois de perder peso vai ser muito mais feliz
Que não haja equívocos: perder o peso em excesso é bom. Agora, um artigo publicado em 2009 nos Archives of Internal Medicine concluiu que apesar de uma dieta pobre em hidratos de carbono e outra pobre em gordura produzirem os mesmos resultados (em média a perda de 13,7 quilos num ano), quem opta por cortar nos hidratos de carbono tem mais mau humor.
* O cérebro alimenta-se de glicose como fonte de energia principal. Uma dieta pobre em hidratos de carbono aumenta a irritabilidade, a ansiedade e provoca alterações do humor.

8.Perder peso só mesmo com dieta 
Nem esta verdade é absoluta, defende o psicólogo Ben Fletcher no best-seller “The No Diet Diet” (a dieta da não dieta). Para perder peso basta conseguir mudar de hábitos e alterar padrões de comportamento, sugere. Dicas: se é introvertido tente ser extrovertido, escolha uma bebida diferente, vá dormir mais cedo. Promete menos dois quilos num mês.
* É a alteração dos estilos de vida que induz a perda de peso. Contudo, é através da aquisição de hábitos alimentares saudáveis e do aumento da actividade física, que é possível perder peso.

2 comentários:

  1. huum, a minha conclusão disto tudo é que o segredo é comer sim,mas em doses bem reduzidas !!!! mas no inicio pra perder mais peso que o normal temos de cortar algumas tentações sim!!!

    ResponderExcluir
  2. Claro, cortar excessos. Mas nada de neuroses. Hoje mesmo fui comer umas uvas pra nao cair em tentação porque tinha uma torta de chocolate na casa de minha irmã e Carol ja me desanimou: uva é supercalórica!kkkkk
    Assim não dá. Se ficar muito radical não passo da segunda semana.

    ResponderExcluir